quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO ESPECIAL

A educação especial deve ser vista como muito mais do que porcentagens em cima do salário, é um ato de amor, uma escolha verdadeira. Alunos de educação especial não são aqueles que somente apresentam necessidades físicas, são aqueles cuja necessidade vai além do aspecto visual.
Cabe aos professores que tenham interesse em optar a atuar nesta área lançarem-se ao enfrentamento desse desafio pelo estudo, pela análise crítica da realidade, pela apropriação de conhecimentos teóricos, legais e metodológicos que contribuirão para que os alunos com deficiência não sejam discriminados em sala de aula, em função das diferenças, sejam elas quais forem. Por isso amados professores, antes de mais nada ao decidirem entrar nesta área pensem qual o objetivo de sua entrada neste maravilhoso mundo da inclusão, onde você realmente pode fazer a diferença na vida de alguém.
Abraços, Tati Letras.




quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Primeiro dia de aula!

O primeiro dia de aula é muito importante, trabalhar com dinâmicas é uma boa pedida, mas foque em atividades que sejam úteis educacionalmente e que façam o educando perceber o sentido de estarem realizando a atividade.
Muitos ainda optam por realizar a bendita redação "Como foram suas férias"..., o que facilita muito o planejamento  (ou a falta dele) para os professores. Para quebrar o gelo inicial, recomendo uma atividade coletiva para que os alunos possam se conhecer, pois sempre são inseridos alunos novos na turma, fazendo com que o professor conheça os novos alunos ou relembre dos antigos.
Na atividade coletiva recomendo a dinâmica do barbante, pede-se que façam uma roda sem darem as mãos, em seguida passar o barbante na cintura de um aluno,  que logo jogará o rolo do barbante para outro (de preferência que não seja o do lado) e assim sucessivamente, o circulo parecerá uma grande teia de aranha, quando todos já estiverem passado o barbante a professora explica que jogará uma bexiga ao centro e a missão deles é não deixar a bexiga cair, todos provavelmente mexerão o corpo para movimentar o barbante e colocar a bexiga para cima, e também podem mexer com as mãos no barbante, renderá muitas risadas, você finalizará a atividade enfatizando a importância de trabalharem em equipe.
Se forem alunos menores pode-se trabalhar com colagens ou desenhos, pedindo que coloquem em folhas -A4-sem palavras,o que mais gostaram de fazer nas férias, pedir que não identifiquem suas folhas, ao término recolher, expor para a turma a fim de que ou identifiquem de quem seja ou do que se trata as férias.

Já realizei estas atividades em minhas turmas e foi bem sucedida, caso queira utilizar me escreva contando como foi.
Espero ter ajudado.
Abraços, Tati Letras.

A ARTE DE SER PROFESSOR

Ser professor é ser artista, malabarista, pintor, escultor, doutor, psicólogo...
É ser mãe, pai, irmã, avó, é ser palhaço, bagaço...
É ser ciência e paciência...
É ser informação.
É ser ação, é ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
Incompreendido?... Muito.
Defendido? Nunca.
O seu filho passou?...
Claro é um gênio.
Não passou?
O professor que não ensinou.
Ser professor
É um vício ou vocação?
É outra coisa...
É ter nas mãos o mundo de amanhã.
Amanhã...
Os alunos vão-se,
E ele, o professor de mãos vazias,
Fica com o coração partido.
Recebe novas turmas,
Novos olhinhos ávidos de cultura,
E ele, o professor, vai se despedindo
Com toda a ternura, o saber, a orientação
Nas cabecinhas novas que amanhã
Luzirão no firmamento da pátria,
Fica a saudade!
A amizade.
O pagamento real?
Só na eternidade.